Marcadores

sábado, 8 de outubro de 2016

Diversificação de investimentos



Você tem 10 moedas de ouro e pretende comprar galinhas para a produção de ovos. Existem duas espécies de galinhas. Uma espécie produz 1 ovo por dia. A outra produz 3 ovos por dia. Cada galinha custa uma moeda de ouro, não importa a espécie. Quantas galinhas de cada espécie você deve comprar?

A sua estratégia de compra depende do seu conhecimento, ou seja, do seu grau de incerteza.Se você sabe qual espécie de galinha produz 3 ovos por dia, obviamente não compensa comprar galinhas da espécie que produz menos. Você pode utilizar as suas 10 moedas de outro e comprar 10 galinhas da mesma espécie. Assim, você teria 30 ovos por dia. A diversificação só faz sentido se houver incerteza.

Agora imagine que você não sabe qual espécie de galinha produz mais ovos. Qual seria a melhor estratégia? Vamos analisar algumas opções:

1) Você compra 10 galinhas da mesma espécie. Se você estiver com sorte, você escolheu a melhor espécie e o seu lucro será de 30 ovos por dia. Se você deu azar e comprou a pior espécie, ficará com 10 ovos por dia. Ou seja, o seu resultado final pode ser de 10 a 30 ovos por dia. Sem diversificação e numa situação de incerteza, seu risco é o maior possível.

2) Você compra 1 galinha de uma espécie e 9 da outra. Se você estiver com sorte, você comprou 9 galinhas da melhor espécie e o seu lucro será de 28 (9 x 3 + 1) ovos por dia. Se você deu azar e comprou mais da pior espécie, ficará com 12 (9 x 1 + 3) ovos por dia. Ou seja, o seu resultado final pode ser de 12 a 28 ovos por dia. A diversificação reduz o limite inferior e o limite superior de lucro.

3) Você compra 5 galinhas de cada espécie. Nesse caso, você terá 5 galinhas que botam 1 ovo por dia e 5 galinhas que botam 3 ovos por dia. Ou seja, é certo que você terá uma produção de 20 ovos por dia. Quanto maior a diversificação, menor o risco.

Colocando todas as opções em um gráfico:

Diversificação X Lucro X Risco
Resumindo:
  • A diversificação reduz a incerteza (risco). Quanto mais diversificado o investimento, menor a distância entre o pior e o menor caso.
  • A diversificação aumenta o lucro mínimo (ou reduz o prejuízo máximo).
  • A diversificação reduz o lucro máximo (quanto menor o risco, menor o lucro). 
Qual seria a sua estratégia?
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário